Gerenciamento de rotas otimizado com a nova atualização!

Atualização rota

Olá leitores e usuários da Vaibus!

Estamos animados para compartilhar com vocês nossa última atualização no sistema, que visa melhorar ainda mais a funcionalidade da rota. Agora, é mais fácil cadastrar uma rota, alterar o valor das passagens, adicionar mais veículos e configurar a contagem de assentos a seu gosto.

Lista de rotas
Caminho: Rotas > Lista de rotas

Na lista de rotas a principal mudança que você irá notar é a nova coluna “Ativos”. Ela exibe de maneira clara se uma linha está em operação ou não. Além disso, os ícones de clique agora apresentam uma navegação mais intuitiva, sem precisar passar o mouse sobre os botões para saber sua função. 

 


I – Informações da rota

 
Informações da rota
Caminho: Rotas > Lista de rotas > Abrir

Já passando para os detalhes da rota, no cabeçalho, foi liberada a opção de “contagem de vagas“, onde você pode selecionar entre:  

  • Por Rota: O sistema irá calcular a quantidade de assentos apenas uma única vez. Não mostrará a possibilidade de aproveitar assentos ociosos. 
  • Por Cidade: A contagem sempre considerará a possibilidade de vender o assento o máximo de vezes possível. 
  • Por Ponto: Similar à “Por Cidade”, porém considera a ordem cronológica dos pontos. Desta forma, se um cliente sai de uma cidade A e vai para uma cidade B, e existem dois pontos para descer, o sistema considerará a ordem em que os clientes desejam embarcar. 

Ao desabilitar uma rota ativa, além dela ficar com status de “rota inativa”, os pontos de origem e destino também são removidos automaticamente da venda de passagem.

 

Contagem de assentos: Por Cidade e Por Ponto

Compra de passagem
Caminho: Passagens > Venda de passagem

É importante destacar como a lista de linhas se comporta em relação à contagem de vagas disponíveis, quando a rota configura “por cidade” ou “por ponto”. Embora na lista geral de linhas conste que há 13 vagas disponíveis em um trecho com capacidade total de 15 vagas, ao realizar uma pesquisa específica entre dois pontos, foi possível verificar que há 14 vagas disponíveis de um total de 15.

 


II – Veículos extra

A fim de simplificar a gestão em períodos de alta demanda, é possível adicionar veículos extras à linha. Quando todos os assentos de um veículo são vendidos, o próprio sistema automaticamente direciona as próximas vendas para o segundo veículo disponível, tornando o processo de venda de passagens mais eficiente e conveniente.

Veiculos

Para adicionar novos veículos a uma linha, é necessário que o veículo já esteja cadastrado no sistema. Em seguida, ao acessar a lista de rotas, basta clicar no botão laranja “Editar Cadastro“, selecionar o campo “Veículo” e clicar no botão verde “Adicionar“. É relevante destacar que a coluna “Posição” indica a ordem em que os veículos serão utilizados na rota. Ao incluir múltiplos veículos na linha, a lista de linhas apresentará informações sobre a disponibilidade total de assentos, oferecendo uma visualização clara.

 


III – Tabela de preços

Na Tabela de Preços, é possível visualizar resumidamente o itinerário, onde a vertical representa os pontos de embarque e a horizontal, os de desembarque. Na imagem, destaca-se um quadrado vermelho, onde se define o preço para a rota de Ponta Porã para Faz. São Vicente. Caso deixe esse campo sem preencher, o sistema interpretará que não há embarque ou desembarque nesse ponto. Em pontos onde existem taxas adicionais, como rodoviárias, aeroportos ou desembarque em endereços específicos, é possível fazer essa configuração mais refinada dentro dos pontos.

Tabela de preço

 


IV – Pontos

Para cadastrar os pontos na rota, siga o tutorial “Como cadastrar uma rota“. Aqui, gostaria de explicar resumidamente como os pontos são organizados na tabela, seguindo a ordem cronológica dos embarques e desembarques. As colunas a seguir oferecem uma visão geral da linha:

  • Embarque: indica se é possível vender passagens para o cliente embarcar naquele ponto.
  • Desembarque: indica se o ponto é utilizado para desembarque de clientes.
  • Pega: indica se o cliente será embarcado no endereço indicado.
  • Deixa: indica se o cliente será desembarcado no endereço indicado.
  • Assento: se o veículo tiver um mapa de assentos, permite ao cliente escolher a poltrona desejada.
  • Taxa: indica se há alguma taxa extra a ser cobrada no ponto.

 

A tabela ajuda a entender melhor a organização da linha e suas características.

 

Pontos